18/08/10

Tony Dale ( 1958 - 2010 )


Possuía um gosto musical absolutamente impecável, espírito visionário, verve fácil e contagiante ( alguns dos seus textos na fanzine Ptolemaic Terrascope constituem leitura essencial ). Apesar do seu principal interesse residir na música, nunca baixava a guarda relativamente a outras matérias de índole cultural ( a dada altura perguntou-me se em Évora ainda existia "aquela magnífica capela dos ossos" e a última vez que me contactou foi para pedir uma tradução para inglês de um texto sobre os United Bible Studies que publiquei aqui no Atalho ).

Ensinou-me(nos) muito e sobretudo através da música que editou na sua Camera Obscura Records, proporcionou-me(nos) indescritíveis momentos de prazer e conhecimento. Basta percorrer a lista dos 85 títulos que publicou entre 1997 e 2009 para se perceber a importância que Tony Dale teve no regenerar da cena folk e psych underground dos últimos anos.

Quanto aos discos, são muitos os favoritos, mas de entre todos, ouso destacar "Narcotic Kisses" dos Green Pajamas, uma fabulosa edição em vinil que só por si espelha o carinho que Tony Dale tinha pela música e pelos músicos.