25/11/08

Jardins do Paraíso X ( Simones )




Al Simones protagoniza o mais estimulante anacronismo que o psicadelismo americano conheceu nos últimos 15 anos. Com grande simplicidade, veste a pele do artista misantropo e desafia-nos por trás da designação prosaica e, no caso absolutamente óbvia, de Simones.

Pouco se sabe da personagem. Natural de North Lima no Ohio, onde vive e gere ( ou geria ) a loja/editora Purple Phrogg, Al Simones configura o entusiasta da guitarra (acústica ou eléctrica ) enquanto instrumento catalisador de divagações sonoras e/ou manifestações de inspirado virtuosismo técnico.

O estilo que reinventa e molda no recato da sua garagem, radica em primeiro lugar na herança do rock psicadélico americano ( anos 1967-1970 ), a que depois adiciona outras derivas que conduzem às vertentes “fuzz” ou “ freakout solo guitar jams”.



A tónica tanto pode incidir nas opções acústicas como nas eléctricas. Porém sempre hipnóticas. Tal como hipnóticos foram (são) os álbuns “Mad River” ( Mad River ), “The Savage Resurrection” ( Savage Resurrection), “Outsideinside” (Blue Cheer ), “The family that plays together” (Spirit ), “Quicksilver Messenger Service" ( QMS ) ou os três primeiros de Hendrix.

Fosse Al Simones um “songwriter” da estirpe dos que integraram as bandas atrás citadas e em lugar de estarmos a falar apenas da melhor guitarra do psych-underground contemporâneo, estaríamos porventura também a dissertar sobre um émulo de Randy California, John Cippolina, Fred ‘Sonic’ Smith ou Leigh Stephens.

Os três álbuns que concebeu e gravou para a Purple Phrogg : “Corridor of dreams” ( 1992 ), “Enchanted Forest” ( 1997 ) e “Balloon ride” ( 1999 ), todos objecto de uma muito cuidada edição limitada de 500 exemplares, são hoje literalmente impossíveis de localizar, mesmo a preços insensatos.



Recentemente a South Side, uma editora da Georgia, procurou corrigir este estado de coisas ao compilar “Corridor of dreams” e “Enchanted forest” num único CD com uma capa dupla de cartão que reproduz na integra a escassa informação que Al disponibilizou nas edições originais.

Sendo certo que qualquer dos 3 discos é de audição obrigatória para todos os incondicionais do género, esta iniciativa da South Side passa por ser a melhor forma do comum dos mortais poder ter acesso a uma música ao mesmo tempo estranha e tremendamente cativante.